Faltam 235 mil professores nas escolas do Brasil
Estudo afirma que a raiz do problema é o baixo investimento público no setor
![]()
Relatório elaborado pela Câmara de Educação Básica (CEB), do Conselho Nacional de Educação, revelou que o Brasil possui uma defasagem de 235 mil professores para o ensino médio, sendo as disciplinas de Física, Química, Matemática e Biologia as mais afetadas.
O levantamento divulgado na terça-feira (03) aponta que o baixo investimento em educação é a raiz do problema, sendo o Brasil um dos países que menos paga aos seus professores no mundo. No Nordeste, um professor de Ensino Médio ganha, em média, cerca de R$ 820.
Para a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira, isto faz com que cada vez menos jovens sigam carreira no magistério. “Existem pessoas vocacionadas para a área da educação, mas elas não conseguem se dedicar porque os custos dos cursos não compensam os salários que elas vão receber como profissionais”, avalia.
O relatório da CEB aponta ainda que 44% dos alunos da rede pública estão nos estágios de aprendizagem considerados “crítico” e ”muito crítico”. Para Juçara, a qualidade do aprendizado está diretamente ligada às más condições de trabalho dos professores. “Essa realidade de professores itinerantes que, de manhã, estão numa escola e, de tarde, em outra em nada ajuda a qualidade da educação nas escolas públicas que atendem especialmente as classes populares, aquelas que mais demandam educação patrocinada pelo poder público”.
De acordo com Juçara, a luta dos trabalhadores da educação hoje é pela instituição de um piso salarial nacional. O Projeto de Lei (PL) 619, deste ano, enviado pelo governo federal, já tramita no Congresso com este objetivo. Mas Juçara afirma que os valores propostos ainda não atendem a categoria. (Radioagência NP)
Pois é, aqui mesmo em nosso colégio, Edite Machado, justamente no ensino médio, faltam exatamente os professores dessa disciplina, também incluindo a Língua Inglesa...
Por Janine Oliveira, João Vieira e Janielly Chrisliane
Nenhum comentário:
Postar um comentário