terça-feira, 6 de outubro de 2009

Capela - Alagoas

História De Capela

As informações sobre a primeira introdução no território do atual município de Capela são ainda muito obscuras. Sabe-se que primitivamente com o nome de Sítio da Capela de Nossa Senhora da Conceição, depois Paraíba, a povoação pertenceu ao município de Atalaia a qual esteve ligada administrativamente até o ano de 1980.

Pressupõe-se que suas raízes estejam ligadas à construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, levantada próxima ao local onde se encontra a atual matriz, cujo fundador foi Manoel Ferreira Dessa. Alguns autores, no entanto, acham que antes mesmo da construção da pequena igreja já existia ali uma povoação habitada por cerca de 50 pessoas.

Apesar da carência de documentos, pode-se afirmar que a presença de Manoel Ferreira Dessa e a edificação do pequeno tempo influíram nos primórdios da vida social do povoado, naturalmente de Bom-Conselho, Pernambuco, conta-se que este cidadão era ainda muito moço quando foi ali residir, pois talvez não contasse mais de 35 anos. Pela sua vida exemplar e por suas virtudes, conseguiu em pouco tempo, escrever influências e implantar no espírito dos habitantes do arraial os preceitos da doutrina cristã.

De 1850 a 1890, a população muito lutou através de abaixo-assinados para a criação do município, junto ao governo da Província. Finalmente em 16 de outubro de 1890 o então governador Pedro Paulino da Fonseca criou o município, desmembrando-o de Atalaia, elevando-o a categoria de vila. O município recebeu o nome de Paraíba, mas a 10 de junho de 1904, a sede do município voltou a Capela, restaurando-se a denominação de Paraíba. Em 1920 foi elevada a comarca.

De povo festivo e alegre, Capela tem como presente aos visitantes sua hospitalidade. Suas festividades mais tradicionais são: a Emancipação Política do Município (16 de outubro), Carnaval, Festejos Juninos, Comemoração do Dia da Padroeira (08 de Dezembro) e Festa de São Sebastião (20 de janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog escolar Edite Web. Com, é de extrema responsabilidade de seus organizadores e de total respeito, portanto, não serão tolerados:

Comentários ofensivos;

Palavreado de baixo calão;

Postagens com conteúdo pornográfico ou quaisquer que sejam ofensivos para os leitores;

Conteúdo que possam induzir jovens a cometer atos imprudentes.

Somente relembrando: O blog é de conteúdo educacional, e qualquer pessoa que resolva se opor às regras, será banido e as postagens não serão divulgadas.

Agradecemos à atenção.

Edite Web. Com